INSTITUTO ECKOS LOGO

O Instituto Ekos Brasil é uma instituição de referência em soluções socioambientais

ERNESTO FOTO Ernesto Moeri, fundador do Intituto Ekos Brasil
#QuemSomos

FUNDAÇÃO DO INSTITUTO EKOS BRASIL

O Instituto Ekos Brasil nasce em agosto de 2001, por iniciativa do geólogo suíço-brasileiro Ernesto Niklaus Moeri. Em 1976, Ernesto Moeri vem ao Brasil para trabalhar por apenas dois anos, mas sua paixão pelo povo e pela exuberante natureza fala mais alto e ele decide ficar de vez no país.

Depois de décadas trabalhando na área de gerenciamento de áreas contaminadas e tratamento de resíduos, Ernesto Moeri realiza seu grande sonho: fundar uma instituição sem fins lucrativos, que promove a preservação da biodiversidade e a sustentabilidade.

Em 2021, o Instituto Ekos Brasil comemorou seus 20 anos de existência. Essas duas décadas de trabalho mostram que todo o esforço da equipe valeu a pena e que a ideia de seu fundador, Ernesto Moeri, era realizável e sustentável. Hoje, o Ekos é uma instituição de referência internacional.

''Precisamos investir na conservação de nossa natureza, manejar nossos parques, compreender nossa riqueza genética, proteger nossas florestas, valorizar nossa aptidão para energias alternativas. Temos que dar o devido valor às nossas comunidades rurais, Amazônicas, aos índios e ribeirinhos, ao homem do campo que sabe das coisas, e ao homem da cidade que faz as coisas acontecerem.''

#NossaHistória

PRINCIPAIS MARCOS HISTÓRICOS

2001

Fundação do Instituto Ekos Brasil

2002

Primeira edição do Seminário Ekos Brasil sobre Remediação de Áreas Contaminadas

2003-2017

Plano de Manejo e Implantação da Infraestrutura do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

2007

Criação do Programa Ecomudança

2008

Elaboração do Plano de Manejo do PE do Jurupará

2010

Elaboração do Plano de Manejo Espeleológico das 32 cavernas do Vale do Ribeira

2013

Criação da rede NICOLE Latin America

2017

Criação do Programa Compromisso com o Clima

2017

Acordo de Cooperação no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

2018

Início da parceria com a Fundação Renova

2019

Ekos apresenta Acordo de Cooperação do Peruaçu no Congresso Latino Americano de Áreas Protegidas da IUCN em Lima/Perú

2020

Ekos lança projeto de comunicação BioDiversos no YouTube

2021

Ekos assina Termo de parceria com IEF para consolidação do PERD

2022

6 novas empresas passam a fazer parte do Compromisso com o Clima

2023

Ekos renova o Acordo de Cooperação junto ao ICMBio para apoio à gestão do PARNA e APA Cavernas do Peruaçu

#NossoManifesto

A NOSSA CAUSA

Há 20 anos a semente de colaborar com a regeneração dos ecossistemas foi plantada pelo nosso fundador Ernesto Moeri, um geólogo suíço-brasileiro apaixonado pela natureza e movido pelo sonho de fomentar a sustentabilidade e preservar a biodiversidade do Brasil.
arrowSaiba mais
#Propósito

COLABORAR COM A REGENERAÇÃO DO ECOSSISTEMA GLOBAL

Missão

Fortalecer ações socioambientais que contribuam para a conservação e valorização do meio ambiente.

Visão

Até 2030, ser referência na criação de soluções técnicas e inovadoras na área socioambiental e cultivar um legado positivo para as pessoas e o meio ambiente.

#Valores

Valores Ekos

#Valores

Valores Ekos

Colaboração

Colaboração vai além do fazer junto, é compreendermos que somos um e que a inteligência coletiva emerge do encontro de propósitos comuns

Credibilidade

Ser crível e confiável em todas as nossas ações. Credibilidade alicerçada pelo profissionalismo e pela transparência, para darmos o melhor de nós em prol da harmonia entre pessoas e natureza

Entusiasmo

Tudo o que fazemos nos entregamos de corpo e alma. Para nós, entusiasmo é desenvolver nossa atividade com paixão e proatividade, mantendo o espírito ativo e a mente alerta.

Ética

Fazer o certo da maneira certa, agindo com integridade. Acreditamos na ética socioambiental, que considera que a conservação da vida humana está intrinsecamente ligada à conservação da vida de todos os seres e da natureza.

#QuemSomos

Equipe

Ana Moeri

Presidência

Ana Moeri é presidente do Instituto Ekos Brasil. Mestre em Geografia pela Universidade de Zurique na Suíça, Ana se especializou em projetos florestais de carbono e também possui curso de formação de Guarda Parque, pelo SENAC/SP. Trabalhou como coordenadora sênior de projetos para a América Latina da First Climate. É autora e co-autora e revisora de vários Documentos de Concepção de Projeto (DCP), além de ter avaliado o perfil de risco de vários projetos de carbono. Modelou o crescimento da biomassa e a geração ex-ante de créditos de carbono de vários projetos de captura de carbono por florestas. Desde 2011 trabalha no Ekos Brasil, onde também já atuou como coordenadora de projetos de carbono e conservação.

Cristina Sancini

Diretora Administrativo-Financeiro

Cristina Sancini é administradora de Empresas, formada pela Escola Superior de Administração de Negócios – ESAN , MBA com ênfase em Marketing, pela Business School São Paulo. Tem mais de 30 anos de experiência na área de gestão, tendo iniciado sua carreira na área de exportação e importação e posteriormente, migrado para a área administrativa e financeira, atuando como Diretora Corporativa no Grupo ECOGEO S/A. No Grupo, ela era responsável pelas áreas administrativa, contábil, financeira, de recursos humanos, jurídica e de governança. É Diretora Administrativo-Financeiro do Instituto Ekos Brasil.

Ciça Wey de Brito

Diretora de Relações Institucionais

Maria Cecilia Wey de Brito é mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo, e Engenheira Agrônoma pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (ESALQ/USP). Foi Secretária Geral (CEO) do WWF-Br por 4 anos. No Governo Federal, trabalhou no Ministério do Meio Ambiente como Secretária Nacional de Biodiversidade e Florestas. No Governo do Estado de São Paulo foi Diretora Geral do Instituto Florestal e Diretora Executiva da Fundação Florestal. Desde 2016 está no Ekos Brasil como responsável por relações institucionais e coordenação de projetos.

Jéssica Fernandes

Coordenadora de projetos de impacto e gestão climática

Jéssica Fernandes é bióloga com ênfase em Meio Ambiente e licenciada em Ciências Biológicas, pelo Centro Universitário São Camilo. Trabalhou com pesquisa em biologia molecular e com educação básica. No Ekos Brasil organizou o primeiro Seminário de Gestão de Resíduos Sólidos e atualmente, atua na área de investimentos de impacto e Unidades de Conservação.

Camila Dinat

Gerente Técnica e Novos Negócios

Camila Dinat é Agrônoma e Licenciada em Ciências Agrárias pela ESALQ/USP (2012), e mestre em Sustentabilidade e Gestão Ambiental pela UFSCar (2022). Teve formação na temática da Agricultura Urbana e métodos alternativos de produção pelo Instituto de Fruticultura Cubano (2013). No início da trajetória profissional trabalhou com extensão rural e agroecologia. No Instituto Ekos, em 2014, iniciou como Coordenadora de Projetos da área de Conservação da Biodiversidade, com foco em Unidades de Conservação. Atualmente é Gerente Técnica e de Novos Negócios, com a missão de liderar projetos de importante relevância para o Instituto além de contribuir com a elaboração de propostas técnicas e captação de recursos para desenvolvimento de iniciativas de impacto socioambientais.

Luciana Ferreira

Secretária Executiva da Rede NICOLE Latin America

Luciana Ferreira é Engenheira Ambiental formada pela Universidade de São Paulo em 2018. Entre 2014 e 2015, realizou intercâmbio acadêmico para o Reino Unido, onde estudou Earth and Environmental Science na Cardiff University. Publicou, em 2017, o livro Energia Renovável no Brasil: Análise das Principais Fontes Energéticas Renováveis Brasileiras, pela EdUSP, em parceria com Frederico F. Mauad e Tatiana C. G. Trindade. Foi estagiária na Jacobs, onde trabalhou principalmente com projetos de remediação e monitoramento de áreas contaminadas, licenciamento ambiental e due diligence. Atualmente, trabalha no Instituto Ekos como secretária da Rede NICOLE Latin America.

Marina Tiengo

Coordenadora de Projetos de Conservação da Biodiversidade

Marina Tiengo é Gestora Ambiental, graduada na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ – USP). Tem experiência com projetos de desenvolvimento rural sustentável junto a comunidades atingidas por barragens; com supervisão ambiental de obras; e com coordenação de processos formativos de educação popular junto a organizações nacionais e internacionais. Atua no Instituto Ekos Brasil em projetos de conservação da biodiversidade.

Sue Ann

Assistente Administrativo-Financeira

Sue Ann Galrão é Assistente Administrativo-Financeira, atuando na administração geral e financeira do Instituto Ekos Brasil (compras, contas a pagar e contas a receber). Fotógrafa Profissional, assina pelas fotos do Parque do Peruaçu, MG, nos calendários do Instituto. Atuou por 14 anos como office manager no escritório da Bahia da empresa Geoklock Ltda.

Murilo Mendes

Agente Ambiental e Administrativo no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

Murilo Mendes é Agente Ambiental e Administrativo no Instituto Ekos Brasil, responsável pela recepção dos visitantes no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.
Apoia a gestora do Parque com a organização e acompanhamento das atividades de manutenção das trilhas e infraestrutura. Trabalhou como Brigadista e nas obras de infraestrutura da unidade. Desde 2013 é Condutor Ambiental credenciado no Parque.

Antonio Carlos Ribeiro

Agente ambiental e Viverista no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

Antonio Carlos Ribeiro atua no Instituto Ekos Brasil como viverista, na coleta de sementes e produção de mudas nativas, com principal objetivo de recuperar as áreas degradadas no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.
Trabalhou na Brigada de Incêndio no Parque pelo ICMBio em 2018. Atualmente, estuda Agronomia.

Lucas Milani Rodrigues

Coordenador de Projetos de Conservação da Biodiversidade

Lucas Milani Rodrigues é doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela EESC/USP, mestre em Recursos Florestais pela ESALQ/USP e Gestor Ambiental pela ESALQ/USP. Possui experiência técnica e de pesquisa em unidades de conservação. Atuou principalmente nos seguintes aspectos desta área do conhecimento: concessões de serviços de apoio à visitação; parcerias para o uso público; efetividade de gestão; educação ambiental; comunidades tradicionais; ecologia política; participação e controle social.

Priscilla Borim Andreeta

Coordenadora Administrativa e Financeira

Priscilla Borim Andreeta é Coordenadora Administrativa e Financeira. Graduada em Administração de Empresa e MBA em Finanças e Contábeis tem 13 anos de experiência na administração geral e financeira de empresas dos setores de construção civil e engenharia. Atua no Instituto Ekos Brasil juntamente no projeto do PERD

Marcela Firens

Coordenadora de projetos de biodiversidade

É Doutora e Mestre em Biologia Vegetal pela UNICAMP, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Gotemburgo (Suécia). Possui experiência em Análise de Impacto Ambiental; Coordenação de Projetos em Gerência Socioambiental; Consultoria para Licenciamento Ambiental e como Professora de Botânica em Curso Superior. Formou-se Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela ESALQ/USP. Atualmente é coordenadora de projetos de biodiversidade no Instituto Ekos Brasil.

Ulysses Mourão

Gerente de planejamento e estratégia

Ulysses é Engenheiro Civil pela UFSCAR, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (USP) e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios (FGV). Atuou, ao longo de sua carreira, como coordenador de projetos e obras ambientais, gestor e responsável pelo planejamento estratégico e operacional e head de PMO. Foi membro do conselho executivo e administrador da EBP Brasil entre 2012 e 2020. Atualmente, é gerente de planejamento e estratégia no Instituto Ekos Brasil.

Mirella Yumi

Estagiária de Projetos de Conservação da Biodiversidade

Técnica em Administração pela ETEC Martin Luther King. Graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP), na qual realiza pesquisa voluntária no Grupo de Estudos Urbano-Ambientais (GEURBAM) e foi monitora voluntária na disciplina de Processamento Digital de Imagens, adquirindo experiência com a plataforma QGIS.
Atualmente, atua como Estagiária de Projetos de Conservação da Biodiversidade no Instituto Ekos Brasil.

Francieli Kaiser

Analista Ambiental de projetos de conservação da biodiversidade

Engenheira Ambiental e Tecnóloga em Saneamento Ambiental pela Unicamp. Desenvolveu pesquisa sobre opinião pública e reuso potável de água residuárias. Possui experiência na elaboração de planos municipais de saneamento básico, educação ambiental, monitoramento de efluentes líquidos e da qualidade da água, além de experiências com projetos de socioambientais com comunidades tradicionais. Atualmente faz especialização em Gestão de Projetos (USP/Esalq) e atua no Instituto Ekos Brasil como Analista Ambiental.

#QuemSomos

CONSELHO TÉCNICO

Araquém Alcântara

Conselho técnico

Araquém Alcântara, fotógrafo, editor, professor e jornalista formado pela Faculdade de Comunicação de Santos. É considerado um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos do país na atualidade. Foi o primeiro fotógrafo a percorrer todos os parques nacionais do Brasil, em 15 anos de viagens. Publicou 48 livros sobre a natureza e o povo do Brasil e já ganhou mais de 70 prêmios. É o primeiro fotógrafo brasileiro a produzir duas edições especiais para a revista National Geographic: Amazônia e Bichos do Brasil.

Délcio Rodrigues

Conselho técnico

Délcio Rodrigues, físico, ambientalista, empresário e conselheiro do Instituto Vitae Civilis e consultor da rede internacional GSCC. Foi um dos responsáveis por trazer o Greenpeace para o Brasil e diretor de campanhas da organização por vários anos. Foi diretor executivo do Ekos Brasil, assessor da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente, Global Team Leader do Greenpeace Internacional, Coordenador do Instituto Akatu pelo Consumo Responsável, Analista de Planejamento Energético e Relações com Meio Ambiente da Jaakko Poyre e CESP.

Sonia Consiglio

Conselho técnico

Sonia Consiglio é jornalista e radialista e atua com sustentabilidade, comunicação e investimento social privado há mais de vinte anos, com passagens por BankBoston, Febraban, Itaú Unibanco e B3. Em 2016, foi reconhecida pelo Pacto Global da ONU como “SDG Pioneer”, uma das dez pessoas do mundo que trabalham pelo avanço dos ODS. É vice-presidente do Conselho Consultivo do CDP, Conselheira de Administração e autora do livro “#vivipraver – A história e as minhas histórias da sustentabilidade ao ESG” – Editora Heloísa Belluzzo.

Christian Dobereiner

Conselho técnico

Christian Dobereiner é Geólogo e experiente executivo, com mais de 25 anos de experiência internacional trabalhando principalmente nas indústrias extrativas, mas também para o governo e como diretor não executivo de ONGs, particularmente na América do Sul. Tem vasta experiência nacional e internacional em desenvolvimento e implementação de estratégias socioambientais e como mediador e especialista em resolução de conflitos. Possui histórico de entrega de melhoria contínua de desempenho Socioambiental em organizações que operam em áreas cada vez mais socialmente complexas e ambientalmente sensíveis.

Paulo Artaxo

Conselho técnico

Paulo Artaxo, físico formado na Universidade de São Paulo e coordenador do Laboratório de Física Atmosférica da USP. É membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, membro do CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente), e um dos cientistas mais citados do Brasil. Trabalha com os impactos de mudanças globais no ecossistema Amazônico e com questões ambientais.

Viviane Otsubo Kwon

Conselho técnico

Viviane Otsubo Kwon atua em mercado de ativos ambientais, assuntos regulatórios, análise de risco ESG, sustentabilidade, mudanças climáticas, biodiversidade, florestas, recursos hídricos, carbono, pagamento por serviços ambientais, licenciamento ambiental,etc. É membro do Laboratório de Inovação Financeira – GT Finanças Verdes – Líder do Subgrupo de Saneamento – Critério ASG; Conselheira do Instituto Ekos Brasil e do Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão.

#QuemSomos

CONSELHO FISCAL

Jaime Ohata

Conselho fiscal

Jaime Ohata é geólogo formado pela Universidade Estadual Paulista, Rio Claro/SP.. Após sua graduação em 1981, Jaime Ohata começou a sua carreira profissional como geólogo de exploração mineral, trabalhando na Amazônia, Chile (região Patagônica), Bolívia, Uruguai e em todo o Brasil. Em 1987, iniciou suas atividades na Geoklock Engenharia Ambiental, tornando-se sócio diretor em 1992. Desde 2014 Jaime atua como consultor e conselheiro independente.

André Rebouças

Conselho fiscal

André Rebouças é graduado em geologia, com mestrado em hidrogeologia e meio ambiente e especialização em Direito Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP). Com mais de 20 anos de experiência no mercado, atualmente trabalha como diretor de Análises Ambientais da Mérieux NutriSciences, atuando para ampliar os negócios da empresa através de investimentos focados na qualidade de atendimento ao cliente.

Rolf Gloor

Conselho fiscal

Rolf Gloor, é químico formado pela Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique (Suíça). Ele é Presidente do Conselho de Diretores no laboratório Bachema AG, na Suíça. Durante os últimos 35 anos, ele desenvolveu o Bachema para ser o maior laboratório ambiental privado da Suíça e líder no mercado. Rolf Gloor tem muitos anos de experiência na área de sites contaminados e análises ambientais de água, solo e resíduos.

#Parceiros

PARCEIROS INSTITUCIONAIS

#Redes

Redes Institucionais

Compliance

Relatório 2022 Relatório 2021 Relatório 2020 Código de Conduta e Ética Política Anticorrupção Estatuto Ekos Auditoria 2022 Auditoria 2020 Auditoria 2021