INSTITUTO ECKOS LOGO

Blog

áreas contaminadas complexas

#NossoBlog

O que são áreas contaminadas complexas?

Cibele Lana 25 ago 2021

O que são áreas contaminadas complexas?

O ITRC (Conselho Interestadual de Tecnologia e Regulação dos Estados Unidos) definiu em 2017 o termo “Área Contaminada Complexa” como “local onde não é esperado que ações de remediação levem ao fechamento da área ou facilitem a transição desta para um gerenciamento sustentável de longa data em um espaço de tempo razoável”.

Na prática, o termo indica que é esperado que seja necessário um tempo muito maior para que sejam atingidos os objetivos propostos para aquela área, em comparação com casos típicos de áreas contaminadas.

A complexidade da área se dá pela presença de diversos atributos que geram desafios para o processo de gerenciamento da contaminação.

Estes atributos podem estar relacionados, por exemplo, à geologia local, à presença de múltiplas áreas fontes, grande variedade de contaminantes presentes e à distribuição heterogênea de contaminantes na subsuperfície, entre outros.

Apesar do termo ser relativamente recente, áreas contaminadas complexas podem ser identificadas em diversos cantos do planeta, gerando tipicamente maiores custos e a necessidade de investigações e planejamentos ainda mais detalhados.

Em contrapartida, por conta de sua extensão e longa duração, também acabam oferecendo maiores oportunidades de inovação, redução de custos globais, redução de sua pegada de carbono e geração de benefícios sociais significativos.

Este tema é muito discutido e avaliado entre as diversas áreas e profissionais ambientais, sempre abrindo espaço para novas oportunidades de inovação, estudos e interpretações diferentes no assunto. E para você? O que é uma área contaminada complexa? Deixe sua resposta nos comentários!

Venha discutir esse e outros temas relacionados ao gerenciamento de áreas contaminadas e sustentabilidade conosco! Conheça mais sobre a rede NICOLE Latin America e participe!

[siteorigin_widget class=”categoryPosts\\Widget”][/siteorigin_widget]

Veja também