INSTITUTO ECKOS LOGO

Blog

#NossoBlog

Em parceria com Instituto Ekos Brasil, Itaú e Natura lançam Edital para seleção de projetos de carbono

Cibele Lana 12 set 2017

Em parceria com Instituto Ekos Brasil, Itaú e Natura lançam Edital para seleção de projetos de carbono

 

A partir do dia 13 de setembro de 2017, as gigantes Itaú e Natura, por meio da plataforma Ekos Social desenvolvida pelo Ekos Brasil, estarão selecionando projeto de carbono para suas iniciativas de compensação. As instituições interessadas podem realizar todo o processo de inscrição e submissão online até o dia 13 de outubro de 2017.

O Instituto Ekos Brasil será responsável pela seleção criteriosa e transparente de projetos de carbono que agreguem benefícios sociais e ambientais às comunidades envolvidas. Juntos, esses projetos deverão permitir que Natura e Itaú compensem em conjunto, até 2018, cerca de 500.000 toneladas de CO2.

A plataforma Ekos Social permanecerá online mesmo após o término do Edital e continuará com a missão de conectar empresas e projetos de carbono que desejam contribuir com a mitigação das mudanças climáticas. Em breve, falaremos mais sobre ela por aqui!

Sobre o mercado voluntário de carbono

Para quem não é muito familiarizado com o mercado de carbono, resumidamente, ele possibilita que empresas compensem emissões de gases poluentes provenientes de seus processos industriais, comprando créditos de carbono de projetos que reduziram ou eliminaram por completo suas emissões. Mesmo se muitas empresas realizam o inventário e buscam reduzir ao máximo seu impacto, alguns processos como deslocamentos, transporte, eventos, etc, precisam ser compensados todos os anos.

A renda da compra desses créditos de projetos que já reduziram ou eliminaram suas emissões, retorna em investimentos sociais para as comunidades carentes ao entorno desses locais, geralmente situados nos biomas brasileiros.


Submeta o seu projeto!

 Se ficar com alguma dúvida, escreva pra gente: ekos.social@ekosbrasil.org

Veja também