INSTITUTO ECKOS LOGO

Blog

#NossoBlog

CarnaEkos: um carnaval no ritmo da sustentabilidade

Cibele Lana 18 abr 2022

CarnaEkos: um carnaval no ritmo da sustentabilidade

Carnaval é período de festa, espontaneidade, celebração da vida e de recolher as energias para iniciar os trabalhos, já que, na linguagem popular, o ano só começa depois do carnaval. 

Mas, no Instituto Ekos Brasil, o ritmo foi um pouco diferente. A equipe decidiu comemorar a festança e impulsionar o engajamento ambiental, simultaneamente. O resultado? Um concurso de fantasias com um desafio extra: montar uma fantasia sem gerar impacto ambiental negativo, ou seja, sem gerar resíduos! É curioso pensar nisso, uma vez que a maioria das fantasias carnavalescas são compostas por glitter, purpurinas, arcos de plástico, enfeites de TNT ou EVA, e por aí vai. Entretanto, nossa equipe provou que, para além do talento profissional nos projetos internos, brinda com honra na criatividade.

Equipe reunida com as fantasias do CarnaEkos

Apesar do empenho unânime, o pódio foi marcado por fantasias que retratavam o greenwashing, um banho tomado e uma estudante ativista. Vestindo roupas do próprio guarda roupas e objetos de papelaria de casa, Camila Dinat, nossa engenheira agrônoma, se transformou em Greta Thunberg, estudante que luta pelo planeta. Já com um roupão e sua touca de banho, o banho tomado foi obra da nossa cientista ambiental Ciça Wey. 

Luciana Ferreira optou por representar o Greenwashing: falta de implementação de uma gestão ambiental social, alinhada com estratégias de desenvolvimento sustentável para o próprio desenvolvimento da empresa. Essa prática negativa foi interpretada com um rodo de casa, um balde esverdeado, folhas caídas recolhidas no jardim e vestida de verde. Arrasou

A festa intimista do carnaval no Ekos foi regada a um happy hour que também não gerou resíduos plásticos de consumo único, como copos ou pratos descartáveis. Assim como o glitter não apareceu nessa integração, apenas o bioglitter, feito por Dany Mello Freire e compartilhado com quem quisesse, de uma mistura entre Ágar ágar e água de beterraba e também a opção da mistura feita com manteiga de karité com pó de mirra.

A exemplo das três, provamos que é possível curtir com estilo e se divertir sem usar tecidos sintéticos e descartáveis. Esperamos que o carnaval em 2022 seja ambientalmente consciente por parte dos carnavalescos, que compreendam que, cada vez mais, cada ação, inclusive o ato de se vestir e maquiar, pode impactar a conservação das águas e do solo.

O sucesso do CarnaEkos foi imediato e as bocas dizem alala ô, que o CarnaEkos arrasou e vai continuar como uma tradição do Instituto porque, ai ai, ninguém dorme no ponto. 

[siteorigin_widget class=”categoryPosts\\Widget”][/siteorigin_widget]

Veja também