INSTITUTO ECKOS LOGO

Blog

#NossoBlog

Câmara Suíça de Comércio realiza evento para discutir destaques do Fórum Mundial da Água

Cibele Lana 06 abr 2018

Câmara Suíça de Comércio realiza evento para discutir destaques do Fórum Mundial da Água

No dia 20 de Abril, às 8h30, a Câmara Suíça de Comércio receberá o Biólogo Glauco Kimura de Freitas para comentar sobre as principais conclusões do 8o Fórum e a relação das mesmas com as empresas. A organização deste evento é do Comitê de Sustentabilidade da Câmara, coordenado pelo Instituto Ekos Brasil.

Durante os dias 18 a 23 de março de 2018, ocorreu no Brasil, em Brasília, o 8º Fórum Mundial da Água.

O Fórum Mundial é organizado pelo Conselho Mundial da Água (World Water Council – WWC), uma organização internacional que reúne todos os interessados no tema água. Este evento foi criado em 1996 e ocorre a cada 3 anos. Suas edições anteriores foram no Marrocos (1997), Holanda (2000), Japão (2003), México (2006), Turquia (2009), França (2012) e Coreia do Sul (2015).

A edição do Fórum no Brasil foi a maior da história do evento, que recepcionou em sete dias mais de 120 mil pessoas de 172 países.

Estiveram presentes chefes de Estado e representantes de governos, organismos internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e suas agências, a União Europeia, Banco Mundial, BID, CPLP, OCDE entre outros.

O Tema do 8o Fórum Mundial da Água deste ano foi “Compartilhando Água”. Como legado o evento deixou vários manifestos como: “Manifesto dos Parlamentares”, o “Chamado urgente para uma ação decisiva sobre a água”, o “Chamado para a Ação de Governos Locais e Regionais sobre Água e Saneamento de Brasília”, a “Declaração de Sustentabilidade”, e “Carta de Brasília”, que registrou a participação do Poder Judiciário, inovação desta edição.

Estes manifestos têm o objetivo de, em acordo com a esfera de atuação de cada grupo de representantes que os redigiram, chamar a atenção para a importância da água e para os cuidados que temos, ou não temos com ela.

Todas os manifestos têm em comum a busca por um futuro melhor e mais sustentável, no qual todas as pessoas terão acesso à água e saneamento, e em que a água seja usada e gerida de forma a assegurar-se um ambiente saudável e sustentável para as gerações futuras.

Importante apontar que o Fórum Mundial da Água é um evento não vinculante, ou seja, apesar de ter apoio de governos e da própria ONU e suas agências, é um evento privado, cujos resultados são importantes recomendações a toda a sociedade, mas para as quais inexiste obrigação dos países, empresas, etc. em cumpri-las.

No entanto, dada sua dimensão, os resultados das discussões e os documentos que do Fórum emanam são no mínimo indicadores das tendências futuras relacionadas a esse precioso bem da humanidade.

O 8º Fórum Mundial da Água foi organizado no Brasil pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA/ANA), Governo do Distrito Federal (GDF/ADASA) e a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib).

 

Veja também