INSTITUTO ECKOS LOGO

Blog

#NossoBlog

Biodiversidade e divulgação científica: popularizar a ciência para aproximar a biodiversidade de todos

Cibele Lana 21 ago 2020

Biodiversidade e divulgação científica: popularizar a ciência para aproximar a biodiversidade de todos

 

Em seu quarto episódio, o projeto BioDiversos apresenta Nurit Bensusan, bióloga e engenheira florestal pela UnB , pós-graduada em história, sociologia e filosofia da ciência pela na Universidade Hebraica de Jerusalém e consultora do Instituto Socioambinetal. Por meio de livros e jogos educativos, Bensusan aproxima a biodiversidade especialmente do universo infantil.

O Instituto Ekos Brasil lançou, em maio deste ano, o projeto BioDiversos. Em uma série de depoimentos, divulgados mensalmente, profissionais renomados de diversas áreas de atuação explicam como se inspiram na biodiversidade e a utilizam para desenvolver seus trabalhos. O projeto já contou com depoimentos do arquiteto e designer Carlos Motta, do “cozinheiro” (como ele mesmo se intitula) e fundador do Instituto Atá, Alex Atala, e também da bióloga e especialista no estudo de doenças silvestres, Marcia Chame, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz.

Em sua quarta produção, o BioDiversos convidou Nurit Bensusan, autora de diversos livros, dentre eles: “Biodiversidade: é pra comer, vestir ou passar no cabelo?” e “Seria melhor mandar ladrilhar? Biodiversidade: Como, para que e por quê”, além de jogos educativos. Bensusan acredita no potencial das crianças para um futuro no qual a biodiversidade seja conhecida, apreciada e respeitada.

“O caminho que eu acredito muito é o da divulgação científica, o da popularização da ciência. Mostrar para as pessoas o que elas têm a ver com a biodiversidade. As crianças são uma esperança, são a máquina que faz o futuro (…) são elas que têm grande empatia com a conservação da natureza e podem ser as pessoas do futuro para fazer o mundo diferente”, explica no vídeo.

De acordo com Ciça Wey de Brito, coordenadora de relações institucionais do Instituto Ekos Brasil e idealizadora do projeto, é imperativo que a sociedade tome consciência sobre o constante e intenso empobrecimento da natureza, que pode ser revertido se mudarmos nossas atitudes, como por exemplo, ao diminuirmos nosso consumo e com isso deixando de pressionar os ambientes naturais r s biodiversidade. “Por isso, trouxemos neste projeto abordagens que aproximam a biodiversidade ao cotidiano das pessoas”, comentou.

Todos os vídeos do projeto e mais informações podem ser acessadas em https://www.ekosbrasil.org//biodiversos/ e também estão disponíveis nas redes sociais do Instituto Ekos Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também