INSTITUTO ECKOS LOGO

Blog

APA Serra do Palmital e RVS da Mata da Represa

#NossoBlog

APA Serra do Palmital e RVS da Mata da Represa são validadas pelo Ministério do Meio Ambiente

Cibele Lana 17 fev 2022

APA Serra do Palmital e RVS da Mata da Represa são validadas pelo Ministério do Meio Ambiente

Instituto Ekos Brasil esteve à frente do plano de manejo das UC ‘s entre 2016 e 2018. 

Em decisão recente, o Ministério do Meio Ambiente validou a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Palmital e o Refúgio da Vida Silvestre da Mata da Represa, ambas Unidades de Conservação (UC) de Caçapava (SP). O Instituto Ekos Brasil foi o responsável pelo plano de manejo das áreas entre 2016 e 2018.

A ação indica um aceno positivo para a política de conservação ambiental da região, já que passam a ter prioridade no repasse de recursos provenientes da compensação ambiental. Segundo o Art. 11 da Resolução CONAMA 371/2006, tais recursos são destinados apenas para UC ‘s reconhecidas pelo Cadastro Nacional de Unidade de Conservação (CNUC) como pertencentes ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. 

 

Sobre APA e RVS

A APA é compreendida como uma área que integra as unidades de conservação de uso sustentável. Normalmente são extensas áreas que podem conter certa ocupação humana de forma sustentável. 

Por sua vez, a RVS, diferentemente das Áreas de Proteção Ambiental, são unidades de conservação protegidas de forma integral. Isso significa que a presença humana não é autorizada, já que seu objetivo é preservar a diversidade que depende do ecossistema, além de proteger o ambiente natural. 

Ficou interessado/a? Entre em contato e descubra mais sobre o plano de manejo e UC ‘s.

[siteorigin_widget class=”categoryPosts\\Widget”][/siteorigin_widget]

Veja também