INSTITUTO ECKOS LOGO

Blog

#NossoBlog

Ekos Brasil agora faz parte do Sistema de Informação e Gestão de Áreas Protegidas e de Interesse Ambiental do Estado de São Paulo – SIGAP

Cibele Lana 19 jan 2021

Ekos Brasil agora faz parte do Sistema de Informação e Gestão de Áreas Protegidas e de Interesse Ambiental do Estado de São Paulo – SIGAP

A partir de janeiro o Instituto Ekos Brasil irá integrar o Conselho Consultivo do Sistema de Informação e Gestão de Áreas Protegidas e de Interesse Ambiental do Estado de São Paulo (SIGAP), por meio da Coordenadora de Relações Institucionais do Instituto, Ciça Wey de Brito. Sua primeira participação será durante a 6ª reunião extraordinária do colegiado, na qual serão tratados, principalmente, as minutas referentes ao Projeto de Concessão dos Parques Estaduais da Cantareira e do Alberto Löfgren, assim como a referente ao Relatório 2020. 

O Conselho é composto por nove membros, sendo três representantes do Governo Estadual, três da academia e três da sociedade civil, todos designados por atos específicos do Governador, a partir da indicação do Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente. Desde 24 de junho de 2014, seus trabalhos são divididos em quatro grupos de atuação. São eles: Pesquisa, monitoramento e bases de dados; Planos de Manejo; Sustentabilidade financeira de Unidades de Conservação; e Formação para Gestão de Áreas Protegidas. 

Sobre o SIGAP

O Sistema visa assegurar um meio ambiente ecologicamente equilibrado a partir do planejamento, da integração e da publicidade das ações do Poder Público. Além disso, age, complementarmente, como instrumento de informação e gestão das áreas protegidas paulistas, com destaque para as unidades de conservação (UC). Para isso, utiliza todas as informações disponíveis no Estado, incluindo aquelas produzidas pelo Instituto Virtual de Biodiversidade, também conhecido como “Programa Biota‐Fapesp”.  

Além das UC’s e suas respectivas zonas de amortecimento e corredores ecológicos, também atua nas Áreas de Preservação Permanente (APPs), e de Reserva Legal RL; Reservas da Biosfera; Áreas Úmidas; Áreas Naturais Tombadas; Áreas do Patrimônio Mundial Natural; Áreas de Cavidades Naturais Subterrâneas; Estradas‐Parque; Áreas sob Atenção Especiais do Estado em Estudo para a Expansão da Conservação da Biodiversidade (ASPE); Paisagem Cultural; Eco‐Museu; e Monumento Geológico.

 

[siteorigin_widget class=”categoryPosts\\Widget”][/siteorigin_widget]

Veja também