#NossoBlog
O maior congresso do mundo sobre conservação da natureza começa esta semana, em Abu Dhabi. Realizado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), o evento acontece de 9 a 16 de outubro e reunirá tomadores de decisão dos setores público e privado, organizações da sociedade civil, povos indígenas e representantes do meio acadêmico, com o objetivo de avançar em agendas importantes para o desenvolvimento sustentável nos próximos anos.
O Instituto Ekos Brasil, organização membro da IUCN, também estará presente, representado por sua Diretora de Relações Institucionais, Maria Cecília Wey de Brito (Ciça Wey). Ciça, que atualmente preside o Comitê Brasileiro de Membros, está cotada para compor o Conselho Mundial da IUCN, representando a América do Sul. A eleição ocorrerá durante o Congresso, e os membros eleitos exercerão mandatos de quatro anos.
Ciça participará de oito painéis, sendo quatro deles realizados no Pavilhão Brasil. No primeiro, a experiência do Instituto Ekos Brasil será apresentada como uma das contribuições das organizações não governamentais brasileiras para o enfrentamento dos eventos climáticos extremos e da crise da biodiversidade.
“Outra presença marcante do Ekos acontecerá no painel sobre parcerias público-privadas, no qual apresentaremos os cases do Parna Peruaçu e do Parque Estadual do Rio Doce como bons exemplos de gestão de áreas naturais”
destacou Ciça.
Os demais painéis com participação do Ekos abordarão temas como a biodiversidade na América Latina, remoção de carbono e economia da floresta, além de um painel específico sobre a COP 30, entre outros.
Todos os detalhes e a programação completa do evento podem ser conferidos em: https://iucncongress2025.org/