Manifesto
#Compromisso

IMPACTO SOCIOAMBIENTAL

Compromisso Com o Clima é onde projetos socioambientais e empresas conscientes de seu papel social se encontram com o propósito de realizar planos de longo prazo para o planeta.

Floresta protegida

22.6k

Projetos apoiados

15+

Energia renovável gerada (MWh)

1,02M

Reduções de emissões verificadas (tCO2e)

1.4M

Pessoas capacitadas

1.6k

#Objetivos

FAÇA PARTE DESSE MOVIMENTO

Conectar investidores com desenvolvedores de projetos socioambientais

Aumentar o alcance das iniciativas de nossos parceiros

Viabilizar projetos socioambientais, contribuindo com recursos e conhecimento

Desde 2017 conectamos empresas interessadas em compensar suas emissões de Gases de Efeito Estufa e projetos dedicados a gerar benefícios sociais e ambientais.
Com o apoio de grandes parceiros, o programa Compromisso Com o Clima vem expandindo seu alcance e segue com o propósito de engajar o setor privado em ações de responsabilidade climática. Fazemos isso porque acreditamos que, agindo de forma colaborativa, nossas ações têm maior impacto e apontam para um futuro cada vez mais sustentável.

Apoiadores

#QuemIncentiva

DEPOIMENTOS

Thais Morais Especialista em Sustentabilidade na MRV Engenharia
Eduardo Ferlauto Gerente Sênior de Sustentabilidade das Lojas Renner
Luciana Nicola Superintendente de sustentabilidade e negócios inclusivos do Itaú Unibanco
Keyvan Macedo Diretor de Sustentabilidade da Natura & Co
André Borges Head de Sustentabilidade do iFood
Daniel Linhares Diretor de Gente e Coordenador do Comitê de Sustentabilidade da Localiza
Viviane Otsubo Kwon Advogada especializada em Direito Ambiental, Mercado de Ativos Ambientais e Sustentabilidade do Mattos Filho Advogados
João Carlos Redondo Diretor de Sustentabilidade da RD

#Apoio

QUERO SER UM APOIADOR

Sua organização pode participar nas seguintes modalidades

Acesso à plataforma

  • Acesso à plataforma para seleção dos projetos e compensação
  • Acesso à avaliação técnica dos projetos

APOIO INSTITUCIONAL

  • Acesso à plataforma para seleção dos projetos e compensação
  • Acesso à avaliação técnica dos projetos
  • Participação no Comitê Gestor
  • Participação e acesso aos editais
  • Acesso aos projetos dos novos editais
  • Análise detalhada dos projetos e recomendações para composição de portfólio
  • Exposição do logotipo na Plataforma e materiais de divulgação
  • Licenças gratuitas para convidar parceiros de negócio
#Benefícios

BENEFÍCIOS PARA APOIADORES

Mais credibilidade

pois o processo é realizado por profissionais independentes e com ampla experiência.

Simplicidade e conveniência

pois todas as informações necessárias estão disponíveis na Plataforma Ekos Social

Redução de custos

já que os custos são compartilhados entre os participantes do Programa.

Maior alcance e exposição

das iniciativas de compensação, pois juntos fazemos mais e melhore.

Apoio Técnico e Executivo

O Instituto Ekos Brasil é uma organização sem fins lucrativos da sociedade civil (OSCIP) criada em 2001 para conservação da biodiversidade e promoção da sustentabilidade. Nossa missão é concretizar ideais por meio do desenvolvimento de projetos locais que contribuam para a sustentabilidade global.

Consolidamos, nesses 19 anos de existência, a atuação em projetos de conservação e planejamento de áreas naturais, capacitação técnica em recuperação ambiental, estruturação e operação de investimentos sustentáveis com impacto socioambiental, e intercâmbio técnico científico entre entidades brasileiras e internacionais; experiências estas organizadas em três principais áreas de atuação: Remediação Ambiental, Investimento de Impacto e Conservação da Biodiversidade

.O Ekos Brasil atua reunindo profissionais com ampla experiência e excelência técnica em diferentes setores da área socioambiental, sendo capaz de mobilizar o capital intelectual específico para responder aos desafios ambientais da atualidade de forma inovadora e eficiente. Fazemos mais e melhor.

#Projetos

PROJETOS APOIADOS

Projeto de geração de energia elétrica renovável a partir do aproveitamento de resíduos da indústria madeireira e florestal da região.
Substituição do uso de lenha nativa na fábrica produtora de cerâmicas por biomassa renovável. Esta troca proporcionou a redução de emissão de GEEs para a atmosfera, possibilitando a participação no mercado internacional de carbono.
Projeto de geração de energia renovável a partir de sete instalações de energia eólica, totalizando 188MW. A geração de energia eólica não emite Gases de Efeito Estufa é complementar à hidroeletricidade, o que contribui para a segurança do suprimento de energia ao longo do ano. Benefícios ambientais e sociais são gerados por iniciativas da CPFL Renováveis com a comunidade local.
Quero ser um apoiador

#Dúvidas

FAQ

Quero desenvolver um projeto. Como posso ser apoiado pelo Compromisso com o Clima?

O Compromisso com o Clima tem o propósito de conectar desenvolvedores de projeto com empresas que buscam compensar suas emissões ao apoiar projetos socioambientais. Porém, não atuamos na elaboração de projetos. Caso você tenha uma área de floresta conservada ou alguma tecnologia de baixo carbono, recomendamos que entre em contato com uma entidade que desenvolve projetos de carbono.

Gostaria de vender créditos de carbono. Como posso participar?

O Compromisso com o Clima seleciona projetos por meio de editais, chamadas de projeto que normalmente abrem inscrições no primeiro trimestre de cada ano. Não aceitamos a inclusão de projetos por outros meios além do edital. Ainda, destacamos que não compramos, vendemos, intermediamos ou repassamos créditos de carbono para as empresas vinculadas ao Programa.\

Como minha empresa pode participar?

Existem duas modalidades de participação para as empresas que desejam compensar suas emissões de carbono. Veja nesta página as modalidades disponíveis e os benefícios de cada uma. Caso tenha dúvidas, entre em contato com a gente, podemos marcar uma conversa para explicar os detalhes da adesão.

Quais são os projetos apoiados pelo Programa? Posso acessar a Plataforma para conhecê-los?

Atualmente, 15 projetos estão vinculados ao Compromisso com o Clima. Nosso portfólio inclui projetos nas cinco regiões do Brasil e que desenvolvem ações relacionadas à geração de energia renovável, reflorestamento e conservação florestal, manejo correto de resíduos e efluentes e implantação de fogões eficientes para famílias de baixa renda.
Informações detalhadas sobre os projetos apoiados são disponibilizadas apenas para as empresas que estão vinculadas ao Programa. Aqui, você pode conhecer um pouco sobre três projetos no nosso portfólio, mas as demais informações são de acesso restrito.