Busca
Português|English
HOME|Mapa do site|Versão Impressão
Foto: Araquém Alcântara
HOME
QUEM SOMOS
UNIDADES CONSERVAÇÃO
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
ENERGIA RENOVÁVEL
REMEDIAÇÃO
INVESTIMENTOS IMPACTO
PROJETOS
NOTÍCIAS
FALE CONOSCO
TRABALHE CONOSCO
INSTITUTO EKOS BRASIL
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550, cj. 1208
04711-130 - São Paulo - SP
Tel +55 11 5505-6371
Tel +55 11 3589-1502
INSTITUTO EKOS BRASIL / PROJETO JUFARI
PROJETO JUFARI

Amazônia, a pátria da água e do verde

 A destruição das florestas corresponde a cerca de 30% das emissões brasileiras de gases de efeito estufa causadores das mudanças do clima. Por outro lado, a floresta tropical ainda existente estoca 1.000 bilhões de toneladas de CO2, aproximadamente o dobro daquilo que já se encontra na atmosfera. A precificação do carbono estocado na floresta de pé é uma possibilidade de financiar sua preservação.

Assim nasceu o Projeto Jufari, no qual o EKOS BRASIL implantou a Base de Pesquisas do Jufari numa importante área no médio Rio Negro, representativa do ecossistema amazônico.

• Objetivo: conservar a biodiversidade do bioma Amazônico e preservar o estoque de carbono, ao mesmo tempo em que promove a dignidade e a autonomia econômica da população local.

• Atividades: estabelecimento de uma Base de Pesquisas do Jufari, para gerar informações e dados científicos. Suas principais áreas de pesquisa são: estoque de carbono na floresta tropical; biodiversidade; e desenvolvimento comunitário sustentável.

• Parceiros: os principais parceiros foram o Museu de Zoologia da USP, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e o Instituto Federal Suíço de Tecnologia Zurique.

• Resultados:

o Estoque de 197 tC/ha. Análise com base em 40 avaliações de crescimento da biomassa.
o 2.500 pessoas através de 14 comunidades que vivem em harmonia com a floresta;
o Três tipos de rios amazônicos Negro, Branco, Xixuaú com um nível de pH mais elevado e conteúdo mineral dissolvido criando um ambiente para milhares de peixes e outras espécies aquáticas;
o Mais de 450 espécies identificadas de aves de um total de 650 espécies amazônicas conhecidas, incluindo a magnífica águia Harpia, um importante indicador do bom estado da conservação da região;
o Um centro de difusão de espécies de abelhas sem ferrão da Amazônia;
 






BORMA
: : PDF Download (MB)
KARL
: : PDF Download (MB)
LLOYD
: : PDF Download (MB)
MILLER
: : PDF Download (MB)
TREBS
: : PDF Download (MB)
OLIVIRA
: : PDF Download (MB)